quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reumatismo

Sob o nome de reumatismo incluímos hoje um grande número de quadros clínicos relacionados entre si, pois todos eles oferecem de maneira mais ou menos assinalada os sintomas principais do reumatismo, dores e inchaços.

O reumatismo pode apresentar-se em estado agudo ou crônico, neste último, as dores deslocam-se pelas articulações, aparecem rápidas e caprichosamente em alguns pontos isolados do organismo provocando “picadas”. Mas não são apenas as dores, mas também as tumefações, que se podem apresentar sob todas as formas e todos os graus de intensidade e persistir tenazmente ou desaparecer tão rapidamente como chegaram, para voltarem a aparecer em outro ponto. As manifestações fixam-se de preferência na musculatura, nas articulações ou nos nervos. Em poucos casos apresenta-se reumatismo no peritônio, pleura, pericárdio, conjuntiva, meninge ou até mesmo do cérebro. Conforme o tecido em se apresenta a dor assim se chama o reumatismo: muscular, articular, nervoso ou do órgão interno correspondente.

Provavelmente a gota seja uma forma especial de reumatismo. Muitas vezes o reumatismo nervoso é chamado de nevralgina. Se atacar os nervos terminais da zona dos quadris, falamos de ciática. Se as dores se produzirem nos grupos de músculos vizinhos do sacro, o mal chama-se lumbago. O reumatismo pode afetar os mais variados tecidos, constituindo, portanto, uma doença geral.

0 comentários:

Postar um comentário