sexta-feira, 12 de março de 2010

Mamão papaya ajuda no combate ao câncer

Cientistas da Universidade da Flórida usaram chá da folha do papaya para curar células doentes e deu certo.

Não é de hoje que o mamão papaya é estudado pela ciência. Os povos antigos, que viviam onde hoje é o México, já usavam o fruto no tratamento de várias doenças. Hoje, já se sabe que, entre vários benefícios, o mamão tem alto poder cicatrizante.

Para se ter uma ideia o extrato da casca já é utilizado até no tratamento de cáries.

Mas o que os cientistas da Universidade da Flórida fizeram foi aplicar uma espécie de chá das folhas do mamoeiro em dez culturas de células, com dez tipos de câncer diferentes.

Tinha câncer de útero, mama, fígado, pulmão, pâncreas e vários outros. É coisa de laboratório mesmo. As células ficaram em pratinhos de vidro mergulhadas no chá. Depois de 24 horas, os cientistas observaram que a velocidade do crescimento do tumor diminuiu em todos os casos.

Entretanto, isso não quer dizer que quem tem câncer deverá sair tomando chá de folha de mamoeiro. Ainda é uma pesquisa feita em laboratório, e, como várias outras, tem um longo caminho pela frente até virar tratamento eficiente em clínica e hospitais.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Confrei
















Em forma de suco e misturado a óleos ou cremes de beleza, rejuvenesce a pele e a deixa macia. Além disso, também é fato sua ação rápida em afecções da pele. O problema é que a circulação externa nem sempre é acompanhada pelo processo interno de cura. Desse modo, por dar à epiderme uma aparência saudável, o Confrei pode mascarar uma inflamação interna e até agravá-la. Por isso, é preferível utilizá-lo sob orientação médica.
Partes utilizadas: Folha e rizoma.
Ajuda a tratar de: Anemia, bronquite, contusões, cortes, eczemas, dores de cabeça, feridas, gastrite, hematomas, hemorróidas, hepatite, queimaduras, úlceras no estômago e no duodeno.

Coentro

Originário do Mediterrâneo, o coentro é usado como condimento. Ganhou forma, há milhares de anos, na China, no Egito, na Grécia, na Índia, nas terras ocupadas pelos árabes – que o consideravam um poderoso afrodisíaco. No brasil, é largamente utilizado no Nordeste, onde tempera as receitas à base de peixe. Em outros locais, porém, entra na elaboração de massas, molhos, sopas, pães. Seu aroma cítrico, bastante utilizado na indústria cosmética, de licores e de perfumes, também dá um toque especial à casa, em arranjos.
Partes utilizadas: Folha e fruto-semente.
Ajuda a tratar de: Ansiedade, apetite em demasia, cólicas gástricas e intestinais, debilidade gastrintestinal, digestão difícil, dores reumáticas, flatulência, tensão nervosa.

Ginseng




















É rico em alumínio, cálcio, estrôncio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sílica, sódio e vitaminas (B, D, E), o ginseng repõe as forças perdidas, físicas e mentais. Cresce espontaneamente nos bosques escuros do Nepal, atingindo a Manchúria. É cultivado na China, na Coréia, no Japão a na América do Norte. Nas farmácias, é possível encontrá-lo sob as mais variadas formas: chás, comprimidos, elixires, pastilhas, ungüentos.

Partes utilizadas: A Erva chega ao Brasil pronta para ser industrializada.
Ajuda a tratar de: Arteriosclerose, asma, cólicas, coração debilitado, envelhecimento precoce físico e mental, fadiga, impotência, sistema nervoso debilitado, visão noturna prejudicada.

Tratamento para Seborréia

Ingredientes:
02 colheres de sopa de mucilagem (polpa de babosa)
01 copo de água
bater no liqüidificador
Modo de usar: depois de lavar os cabelos com shampoo e enxaguar, aplique a mistura e aguarde 15 minutos. enxágüe novamente.
Efeito: ativa crescimento, combate seborréia. Aplicar 01 vez por semana - para muita seborréia, 01 vez a cada 15 dias para cabelos normais, para aumentar o brilho.

Caspa

Ingredientes:
01 cebola grande
01 limão grande ou 02 pequenos
06 castanhas do pará ou 1/3 de abacate
Modo de fazer: pique a cebola, o limão com a casca, as castanhas ou o abacate e bata no liqüidificador. Use 02 horas antes de lavar a cabeça 02 vezes por semana.

Guiné


















Problemas como inveja e mau-olhado?
A solução é simples. Alguns raminhos de guiné espalhados pela casa, levados juntos ao corpo e a energia maligna vai embora. Banhos com a planta - também conhecida como amansa-senhor, caá, erva-de-guiné, tipi – tiram as vibrações negativas da alma. É o que garante a lenda. Caso você não acredite em lendas, pode levar a sério as propriedades medicinais desta erva de folhas lisas e flores miúdas, com cheiro forte de alho (daí um de seus nomes, raiz-de-gambá).

Partes utilizadas: Folha e raiz.


Ajuda a tratar de: Amigdalite, amolecimento da raiz dos dentes e da gengiva, depressão no sistema imunológico, dores (braços, cabeça, coluna, lombares, reumáticas), eliminação de toxinas, faringite, laringite, prevenção de cáries, reumatismo, tumores, problemas causados por vírus, fungos e bactérias.

Cólicas Menstruais e Retenção de Líquidos

As vezes sentimos as pernas pesadas e inchadas, principalmente nós mulheres que temos que fazer nossos afazeres domésticos na maioria das vezes em pé. Outras vezes pode ser aquele período doloroso da menstruação que nos cauzam desconforto e retenção de liquidos, para isso temos na medicina natural pequenos receitas que podem ser a nossa solução; vamos experimentar!

Retenção de líquido (inchaço nas pernas)

1 punhado de vagem
02 pêras

Modo de Preparo:
Ferver em meio litro de água e tomar aos poucos durante o dia. Fazer o chá diariamente.

Cólica menstrual
8 folhas de louro
1 colher de sopa de erva doce
10 folhas de erva de são joão
noz moscada ralada

Modo de fazer:
Ferver em ½ litro de água e tomar de 2 em 2 horas morno

Mamão
















O mamão, além de ser uma fruta barata, que se cultiva o ano todo, tem uma grande vantagem: uma rara capacidade digestiva, graças a uma enzima chamada papaína. Nosso organismo produz cerca de 700 tipos de enzimas. Sua função é transformar os alimentos ingeridos em nutrientes que serão absorvidos pelo organismo. A papaína do mamão age exatamente como a pepsina, enzima do estômago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos. Por isso, sempre que você tiver problemas de digestão, coma mamão. A papaína e a pepsina vão agir juntas para melhorar o funcionamento do estômago.

Além de auxiliar na digestão, o mamão tem propriedades levemente laxantes que atuam contra a fermentação intestinal, evitando a prisão de ventre e a formação de gases. Para um melhor resultado, experimente esta receita: corte pedaços de mamão verde, junte o suco de uma laranja e três ameixas pretas sem caroço. Bata no liquidificador e beba em jejum.

O mamão é uma excelente fonte de vitaminas A, C e de algumas do complexo B. Possui também sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio. Seu teor de mínimo de gordura e baixo valor calórico é ótimo para quem faz regime ou quer manter o peso.

A casaca grossa protege a polpa da fruta dos agrotóxicos e fungicidas, tornando seu consumo seguro. Se comprar a fruta verde, embrulhe-a em jornal para amadurecer, evite riscar para não tirar os nutrientes.

Dicas para evitar crises alérgicas

. Arejar bem o ambiente, melhor se for ensolarado;
. Forrar travesseiros e colchões com capas impermeáveis aos ácaros;
. Limpar os ambientes semanalmente com pano úmido ou aparelhos com jatos de vapor d’água;
. Desumidificadores ajudam a controlar a umidade relativa do ar, porém podem ressecar o ambiente provocando crises de tosse irritativa e agravando crises de asma;
. Vaporizadores não são indicados em quartos de pacientes alérgicos, por facilitarem a proliferação de fungos;
. Evitar banhos muito quentes;
. Evitar tapetes, carpetes e cortinas;
. Evitar mofo e umidade;
. Tirar objetos que facilitem o acúmulo de poeira (livros, bichos de pelúcia, brinquedos em excesso);
. Retirar plantas do dormitório;
. Não usar inseticidas em spray ou espiral;
. Evitar animais de pelo;
. Não permitir cigarro dentro de casa;
. Retirar roupas guardadas por muito tempo e lavá-las ou colocar no sol;
. Lavas com freqüência as roupas de cama.
. Usar corretamente os medicamentos.
. Praticar esportes; e dar preferência a vida ao ar livre.

Fonte: Correio Popular

Osteoporose

As mulheres que já entraram na menopausa são as principais atingidas por este distúrbio, em que os ossos tornam-se cada vez mais finos, mais frágeis e mais fracos, em parte, por causa da perda de cálcio. A doença pode afetar pessoas a partir dos 25 anos de idade. A coluna torna-se mais curta e mais curvada, resultando em redução da estatura e no característico encurvamento dos ombros. Os ossos frágeis partem-se com facilidade, provocando fraturas, principalmente no colo do fêmur ou logo acima do punho. Apesar de ser comum as pessoas sentirem dores nas costas persistentes, muitas vezes não se verificam os sintomas, neste caso é difícil descobrir a doença em sua fase inicial.
A osteoporose pode ser causada por tratamento prolongado á base de esteróides e é agravada por falta de exercícios físicos ou por dieta desequilibrada.

Métodos naturais
A prática regular de exercícios é considerada essencial para prevenir a osteoporose e conter sua evolução. Recomenda-se a ingestão de muitas proteínas e uma dieta a base de alimentos integrais que inclua sementes(de gergelim e girassol), frutas secas, cereais e sementes de leguminosas. Pode-se tomar ainda, cálcio e vitamina D.
Retirado do livro ‘Dicionário de medicina natural" da Reader’s Digest

Alecrim

















Muitas histórias e aplicações se relacionam ao perfumado alecrim. Essa erva típica da primavera é nativa da Europa e tem um nome científico interessante: rosmarinus, que significa o orvalho que veio do mar. Ela já foi usada como símbolo de fidelidade entre namorados, para purificar ao quartos de doentes na idade média, e até para estimular a memória. Conta a lenda que os estudantes gregos usavam alecrim nos cabelos na época das provas.
A fama dessa erva tem razão de ser: o alecrim pode ser benéfico de muitas maneiras para a saúde. Por ser estimulante, ele atua em casos de cansaço e exaustão física e mental. Também é ótimo calmante para pessoas nervosas e um aliado poderoso no combate a problemas do estômago, pois facilita a digestão. Por fim é um ótimo diurético sem contra indicação.

Como usá-lo - Há muitas formas de aproveitar os efeitos benéficos do alecrim. A primeira delas é na culinária: ela é um ótimo tempero para patês, sopas, saladas, batatas e molho de tomate. Também pode ser usada na medicina sobre a forma de pó para facilitar a cicatrização de feridas. Além disso, essa erva produz um chá perfumado e saboroso.

Leticina de Soja

Para combater má digestão, prisão de ventre, insônia ou prevenir o alto colesterol, a natureza dispõe de soluções simples.
Como ela age
A lecitina de soja é uma gordura não saturada que combina com o colesterol, fragmentando-o e fazendo com que ele seja transportado através do sangue. O colesterol é indispensável na produção de alguns hormônios, mas deve ser controlado para não obstruir as artérias.
A colina, um dos nutrientes da lecitina, ajuda a reduzir o colesterol, a desintoxicar o fígado e colabora no emagrecimento. Já o inositol, outra vitamina encontrada na lecitina, é importante para o cérebro, músculos do coração, rins, baço e fígado. Fortalece os cabelos e ajuda a prevenir a queda, melhora a pele e tem um efeito calmante sobre o organismo. Sua deficiência pode provocar eczemas.
Existem dois tipos de lecitina de soja: um para uso industrial e outro para uso dietético. Ela é usada industrialmente como emulsionante, ou seja, para facilitar a mistura das gorduras utilizadas em determinados alimentos, como chocolate. Ela tem uma cor escura. A lecitina própria para ingestão direta é comercializada em cápsulas de cor âmbar, quase transparente, devido ao processo de purificação.
A dose ideal varia de caso para caso. Na prevenção de problemas circulatórios, para melhorar a pele ou reduzir a queda de cabelos, o ideal é ingerir dois gramas por dia. Para quem está com colesterol alto, comprovado pelo médico, a dose necessária de lecitina de soja é maior: de oito a dez gramas diárias.

O que é Sinusite?

Nos ossos que formam o rosto existem cavidades chamadas "seios da face". Essas cavidades se comunicam com as narinas. Em períodos de resfriados, quando existe catarro, a ligação fica prejudicada, as secreções se acumulam e bactérias encontram ali um campo fértil para desenvolvimento. Então vêm a inflamação e a dor de cabeça.

Para evitar a inflamação dos seios faciais:

1. procure assoar o nariz de maneira correta - uma narina de cada vez. Isso impede que, através da pressão aumentada pela força, bactérias sejam levadas para os seios faciais.
2. mantenha o nariz desobstruído, tomando providências imediatas ao menor sinal de "entupimento". Higienize as narinas como recomendamos logo a seguir.
3. o uso de muito alimento cozido, do açúcar e refinados em geral predispôe o organismo a gripes frequentes. Certos organismos são sensíveis à proteínas de origem animal, carnes, queijos, leite e ovos. Procure alimentar-se devidamente, usando sucos de frutas em jejum, antes da primeira refeição e ao deitar.
4. Procure vestir-se de acordo com a estação. Evite tecidos sintéticos.
5. observe o exercício e o repouso, procurando equilibrar os dois extremos.
6. evite resfriados e gripes, seguindo uma vida de acordo com os princípios naturais.


Alimentação:

O regime vegetariano resulta em menos resíduos tóxicos, é mineralizante por excelência e pode, realmente, oferecer oportunidade para um bom aproveitamento das vitaminas. Comer com critério evita problemas de fermentação, um dos maiores responsáveis pelo não aproveitamento das vitaminas por parte do organismo.

Num programa especial de fortalecimento, use, em jejum e ao deitar, um copo de suco. Dê preferência a uva, caju, goiaba, pitanga, limão, cenoura, laranja, abacaxi e acerola.

Tratamento

Massageie o local da dor com este unguento: 3 col de óleo de camomila, ½ colher de óleo de eucalipto, ½ colher de óleo de menta, ½ colher de óleo de cânfora.

Vapor no rosto e cabeça, com chá de eucalipto, de orégano, de broto de pinheiro ou de menta. Durante o vapor, abra os olhos , aspire o ar úmido, abra a boca e aspire a umidade também pela boca.

Banho de contraste: encha as mãos com água aquecida e mantenha o rosto o tempo que suportar (3 minutos); depois, imediatamente, repita o processo usando água fria, rápido. Repita 6 ou mais vezes.

Melissa
















Também chamada de erva-cidreira, esta plantinha, nativa da Europa e da América do norte, é considerada um tranquilizante natural. É com ele que os carmelitanos franceses preparavem a famosa Água Carmelitana, largamente utilizada como calmante. Suas folhas serrilhadas exalam um delicioso aroma de limão. O óleo extraído da planta, destilado, entra na composição de produtos farmacêuticos, cosméticos e de uso culinário. As flores, colocas dentro do travesseiro, ou entre ele e a fronha, ajudam a conciliar o sono. Já as folhas ficam ótimas batidas com um suco de frutas. Todas as partes da melissa podem ser utilizadas. Ela ajuda a tratar de: Acne, ansiedade, dores localizadas, dores de cabeça, epilepsia, icterícia, insônia, mordida de animais, pertubações biliares e epáticas, pecadas de insetor, problemas digestivos, reumatismo, tensão nervosa.

O que fazer em caso de picadas de abelhas?

Ao picar, a abelha deixa o ferrão e uma bolsa de veneno. Este não é perigoso, a menos que provoque uma reação alérgica, mais a dor dura entre três e seis horas. Segue-se a inchação, a inflamação e coceira- que desaparece em geral após alguns dias.
Se a picada infeccionar, a pessoa pode ficar febril e Ter dores nas articulações durante dois ou três dias. Uma reação alérgica poderá causar uma grande inchação que se espalha pelo corpo.
Retire o ferrão, com a ajuda de uma pinça ou com a unha, puxando na direção oposta a linha de entrada tendo cuidado para não romper a bolsa de veneno.

Métodos Naturais


Mergulhe a área afetada em uma tigela de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e cubos de gelo- o frio torna a circulação mais lenta, o que impede que o veneno se espalhe, ajudando assim a controlar a dor. Pode-se também obter alivio colocando sobre a picada uma rodela de cebola recém cortada ou cobrindo-a com óleo de germe de trigo e um saco de gelo por cima.


Aplicando-se também uma pomada calmante de calendula, ou algumas gotas de óleo de lavanda, ajudarão no alívio das dores.

Banana















Fonte de potássio e vitaminas, esta fruta é indicada para quem precisa repor o vigor perdido em atividades físicas.
Ela é fácil de encontrar, pois a bananeira produz frutos o ano todo e é uma fonte rica de energia. Talvez, por isso, a banana seja uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros e também uma das mais utilizadas na culinária. Por seu alto teor de potássio, ela é a predileta dos atletas e das pessoas que têm um desgaste físico diário muito grande, porque essa substância repõe o vigor e combate as cãimbras. "É também rica em vitamina C, que auxilia na cicatrização de ferimentos e na prevenção de resfriados", explica a nutricionista Cibele Crispin.
Mas quem está preocupado com a balança, deve evitar as bananas. Cada fruta de tamanho médio tem cerca de 100 calorias. Outra desvantagem é que algumas espécies também podem prender o intestino, por causa das fibras presentes em sua constituição.
Já as vantagens à mesa são inúmeras. Além de ser consumida crua, pode ser servida no café da manhã, com cereais; no lanche da tarde, em forma de vitaminas, bolos ou simplesmente assadas ou fritas; nos pratos quentes, à milanesa; ou , ainda como sobremesas, transformadas em doces.