quarta-feira, 3 de março de 2010

Alecrim

















Muitas histórias e aplicações se relacionam ao perfumado alecrim. Essa erva típica da primavera é nativa da Europa e tem um nome científico interessante: rosmarinus, que significa o orvalho que veio do mar. Ela já foi usada como símbolo de fidelidade entre namorados, para purificar ao quartos de doentes na idade média, e até para estimular a memória. Conta a lenda que os estudantes gregos usavam alecrim nos cabelos na época das provas.
A fama dessa erva tem razão de ser: o alecrim pode ser benéfico de muitas maneiras para a saúde. Por ser estimulante, ele atua em casos de cansaço e exaustão física e mental. Também é ótimo calmante para pessoas nervosas e um aliado poderoso no combate a problemas do estômago, pois facilita a digestão. Por fim é um ótimo diurético sem contra indicação.

Como usá-lo - Há muitas formas de aproveitar os efeitos benéficos do alecrim. A primeira delas é na culinária: ela é um ótimo tempero para patês, sopas, saladas, batatas e molho de tomate. Também pode ser usada na medicina sobre a forma de pó para facilitar a cicatrização de feridas. Além disso, essa erva produz um chá perfumado e saboroso.

0 comentários:

Postar um comentário