quarta-feira, 3 de março de 2010

Osteoporose

As mulheres que já entraram na menopausa são as principais atingidas por este distúrbio, em que os ossos tornam-se cada vez mais finos, mais frágeis e mais fracos, em parte, por causa da perda de cálcio. A doença pode afetar pessoas a partir dos 25 anos de idade. A coluna torna-se mais curta e mais curvada, resultando em redução da estatura e no característico encurvamento dos ombros. Os ossos frágeis partem-se com facilidade, provocando fraturas, principalmente no colo do fêmur ou logo acima do punho. Apesar de ser comum as pessoas sentirem dores nas costas persistentes, muitas vezes não se verificam os sintomas, neste caso é difícil descobrir a doença em sua fase inicial.
A osteoporose pode ser causada por tratamento prolongado á base de esteróides e é agravada por falta de exercícios físicos ou por dieta desequilibrada.

Métodos naturais
A prática regular de exercícios é considerada essencial para prevenir a osteoporose e conter sua evolução. Recomenda-se a ingestão de muitas proteínas e uma dieta a base de alimentos integrais que inclua sementes(de gergelim e girassol), frutas secas, cereais e sementes de leguminosas. Pode-se tomar ainda, cálcio e vitamina D.
Retirado do livro ‘Dicionário de medicina natural" da Reader’s Digest

0 comentários:

Postar um comentário