quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Propriedades da Romã




















Fruta maravilhosa, decorativa. com sementinhas brilhantes de um vermelho alegre, é muito procurada pelo povo brasileiro. As casquinhas de dentro da fruta são usadas num chá contra diarréia. Alguns socam, trituram essas casquinhas, cobrem-nas com água fria e tomam pela manhã, em jejum, para acabar com vermes intestinais. Outros fazem um chá forte das casquinhas e, enquanto morno, usam-no para gargarejo em caso de amigdalite.

As propriedades medicinais da romã, até há pouco tempo, eram conhecidas apenas pelos interessados em mitologia ou em medicina chinesa antiga. De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade. No Brasil, atualmente, um chá à base de casca de romã está sendo utilizado pelos seguidores da medicina alternativa como antibiótico natural.

A romã, cujas sementes e gosto meio ácido sempre foram apreciados como fruta, vem sendo, agora, considerada também uma moderna fonte medicinal. Cultivada na região do Mediterrâneo, Israel é um de seus grandes produtores, respondendo pela produção anual de três mil toneladas. Atualmente, dois estudiosos israelenses realizam pesquisas sobre tratamentos e produtos derivados da fruta.






Propriedades do Pimentão

O pimentão é um vegetal que se recomenda, não só por sua riqueza em vitamina A e C, mas também por seu conteúdo em cálcio, fósforo e ferro.

Suas variedades mais conhecidas são o verde, o vermelho e o amarelo. O verde, em 100 gramas, possui 2000 U. I. de vitamina A e 126 miligrams de vitamina C. O vermelho é riquíssimo em vitamina A (6500 U. I. em 100 gramas) e vitamina C ( 180 miligrams em 100 gramas). O amarelo é uma das maiores fontes conhecidas de vitamina C (334 miligramas em 100 gramas).
Em combinação com o suco de cenoura, o suco de pimentão é um excelente auxiliar na eliminação das manchas da pele.
O pimentão graças ao seu elevado teor em ácido ascórbico, é muito indicado nos estados de avitaminose C.

Propriedades do Pepino

O pepino é alcalizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante, mineralizante.

O pepino é reconhecido como sendo, o melhor dos diuréticos naturais de que se tem conhecimento. Promove o crescimento do cabelo, em virtude do seu elevado conteúdo em silício e enxofre, mormente quando seu suco é misturado com o de cenoura, alface e espinafre.
O suco de pepino adicionado ao de cenoura tem efeitos benéficos nos estados reumáticos resultantes da retenção excessiva de ácido úrico no organismo. Um pouco de suco de beterraba, acrescentado a essa combinação, acelera o processo geral de cura.
Graças ao seu elevado teor de potássio, o suco de pepino presta valiosos auxílios nos casos de alta ou baixa pressão arterial. É muito útil, também, nas enfermidades dos dentes e das gengivas, tais como a piorréia.
Erupções cutâneas de muitos tipos têm sido beneficiadas pelo suco de pepino tomado em mistura com sucos de cenoura e de alface.
O suco de pepino se usa interiormente nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Esse suco, misturado com mel de abelhas, é excelente para combater as enfermidades da garganta, tais como a afonia, as inflamações, a angina, etc. Toma-se colheradas. Contra as enfermidades da garganta são também benéficas as cataplasmas da polpa do pepino, aplicadas várias vezes ao dia.
A emulsão das sementes, externamente, suaviza a dor das queimaduras, hemorróidas, herpes, abscessos, escoriações e internamente é excelente contra as inflamações do tubo digestivo, bexiga e uretra. O infuso da casca seca é excelente contra as cólicas, o fruto fresco é eficaz contra rachaduras nos lábios ou nos seios, e para conservação da pele do rosto.

Propriedades do Dente de Leão


O dente-de-leão é colagogo, diurético, aperiente, estomacal, depurativo do sangue.

Recomenda-se o uso do dente-de-leão nos casos de hidropsia e hemorróidas.
A raiz e as folhas são diuréticas, perturbações do fígado e da bílis, na diabete, e para depuração do sangue.
Enfermidades hepáticas e intestinais, como também nas consequentes deramtoses, enfermidades do metabolismo, na anemia, nas nevralgias.
O suco do dente-de-leão é um dos mais valiosos tônicos e útil para combater a hiperacidez, pois contribui para normalizar a alcalinidade do organismo. O suco do dente-de-leão, obtido das folhas como das raízes e combinado com suco de cenoura e de folhas de nabo, ajuda a combater doenças da espinha e dos ossos, torna fortes e firmes os dentes, ajudando assim a prevenir a piorréia e a cárie dentária.

Propriedades do Quiabo


O quiabo é uma planta da família das Malváceas, cujos frutos capsulares, cônicos, verdes e peludos, constituem apreciado alimento. O quiabo é emoliente, refresca os instestinos e é laxante.

Nos casos de pneumonia, bronquite, etc, empregam-se cataplasmas de folhas cozidas e recomenda-se o preparo de chá, tanto frio como quente, de flores ou frutos, que se adoça e se toma a gosto. O quiabo é muito indicado para os que sofrem de tuberculose pulmonar, para os quais se usa essa hortaliça em combinação com outros alimentos.

Propriedades da Couve-flor

A couve-flor é um vegetal de fácil digestão, é neutralizante da acidez estomacal e bom construtor dos ossos. É recomendado contra a prisão de ventre.
É um bom mineralizante, fortificantes e oxidante, recomendando-a aos adolescentes, aos fracos e aos que abusaram de alimentos acidógenos.
Além do seu aspecto agradável, a couve-flor possui importante valor nutritivo, contendo cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
Para conservar pelo menos parte das suas vitaminas B e C, cozinha-se da seguinte maneira: Deixar a água entrar em ebulição, introduzir então a couve-flor e tapar a panela. Deixar cozinhar durante 10 minutos. Adicionar um pouco de sal no fim.

Propriedades do Rabanete




O rabanete é aperiente, eupéptico, antiescorbútico, alcalinizante, oxidante, mineralizante, calmante, diurético, tônico para os músculos, dissolvente dos cálculos biliários.

O rabanete deve ser ingerido cru, em excelentes saladas, para o aproveitamento integral dos seus princípios nutritivos e medicinais.
Usado com pouco sal, antes das refeições o rabanete estimula o apetite.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BRÓCOLIS PARA DESCONGESTIONAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO


Descongestiona o sistema circulatório










Todas as hortaliças e verduras, especialmente as da família das crucíferas, fornecem elementos fitoquímicos que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer.
O brócolis destaca-se nesse grupo por ser muito rico em proteínas, em cálcio, provitamina A (beta-caroteno) e vitamina C. Também é rico em potássio, tem baixo teor de sódio e elementos fitoquímicos sulfurados de ação anticancerígena.
Pelo escasso aporte calórico, por carecer praticamente de gorduras e principalmente por sua ótima relação entre os minerais sódio e potássio, o brócolis é o alimento adequado para os que sofrem de insuficiência cardíaca. Favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos, descongestionando o sistema circulatório e o coração.

NOZES PARA REDUZIR O COLESTEROL


Reduzem o nível de colesterol sanguíneo




As nozes constituem um elemento muito recomendável para os que sofrem de cardiopatias(doenças do coração), por três motivos fundamentais:

1. Por sua riqueza em ácidos graxos: esses constituem a fonte primária de energia para as células do coração, diferentemente de outras células, entre elas os neurônios, que utilizam a glicose como combustível principal. Pode-se dizer que o coração funciona à base de ácidos graxos e, por isso, as nozes fornecem abundante energia para o funcionamento do coração.

2. Por seu conteúdo em vitamina B, que apesar de ser moderado é suficiente para contribuir para que todos os músculos, inclusive o cardíaco, funcionem adequadamente.

3. Por reduzir o nível de colesterol sanguíneo, contribuindo assim para que não se depositem nas paredes das artérias, obstruindo-as. Quanto menos colesterol no sangue, menor é o risco de arteriosclerose ( obstrução das artérias) e o sangue circula melhor.
Por essas três razões, as nozes são boas amigas do coração, o seu consumo regular convém a todos aqueles que sofrem de insuficiência cardíaca por qualquer causa, desde angina do peito até risco de infarto. Recomenda-se seu uso, especialmente, a quem tenha sofrido infarto do miocárdioe se encontre em fase de reabilitação. Para que as nozes reduzam o colesterol e não provoquem obesidade, seu consumo deve substituir o de outros alimentos ricos em calorias (margarinas, manteiga, embutidos).

A UVA FAZ BEM PARA O CORAÇÃO


A uva constitui um componente essencial da dieta mediterrânea e até de sua cultura. Recentes descobertas científicas atribuem a boa saúde cardíaca dos habitantes do Mediterrâneo precisamente a algumas das substâncias presentes na uva.






Propriedades e indicações: dois tipos de nutrientes destacam-se na composição da uva: os açúcares e as vitaminas do complexo B, por outro lado, a uva fornece poucas proteínas e gorduras. Ainda que em pequena quantidade, as proteínas (0,67%) contém todos os aminoácidos essenciais. Os minerais estão presentes em quantidades moderadas. Os componentes da uva que merecem menção especial são:

-Açúcares: Uvas de regiões frias costumam ter menos açúcares, enquanto as cultivadas em terrenos cálidos e secos são mais doces.

-Vitaminas: Com 0,11 mg/100g de vitamina B6, a uva é uma das frutas frescas mais ricas nessa vitamina, superada apenas pelas frutas tropicais como o abacate, a banana, a fruta-do-conde, a goiaba ou a manga. As vitaminas B1,B6 e B3 também estão presentes em quantidades superiores à maioria das frutas frescas. Essas vitaminas têm, entre outras, a função de metabolizar os açúcares, facilitando para que as células possam queimá-los quimicamente e aproveitar sua energia. A natureza dá, assim, mais uma mostra de desígnio inteligente, ao proporcionar grande quantidade de açúcares na uva, juntamente com as vitaminas necessárias para seu aproveitamento energético. A uva também contém quantidades bastante significativas de provitamina A, de vitamina C e de vitamina E.

Minerais: O potássio, o cobre o ferro são os minerais mais abundantes na uva, ainda que também contenha cálcio, fósforo e magnésio.

Fibra: A uva contém aproximadamente 1% de fibra vegetal solúvel, quantidade relativamente importante tratando-se de fruta fresca.

Ácidos orgânicos: São os responsáveis pelo sabor ligeiramente ácido da uva. Esses ácidos exercem uma ação paradoxal no sangue, produzindo alcalinização. A alcalinização do sangue e da urina facilita a eliminação dos resíduos metabólicos, que em sua maior parte são de tipo ácido, como o ácido úrico.

As principais indicações da uva são: Afecções cardíacas em geral: A uva é recomendável em tdoas as afecções cardíacas pelos seguintes motivos:
-Aporta energia em forma de açúcar simples, que o músculo cardíaco utiliza para contrair-se. Embora a principal fonte de energia para o coração sejam os ácidos graxos, esse órgão também utiliza a glicose. -A uva é rica em potássio e também contém cálcio e magnésio, minerais intervém nas contrações cardíacas. -A uva não contém sódio nem gordura saturada, os dois principais inimigos do sistema cardiovascular.

Afecções das artérias coronárias: Pesquisas realizadas com a uva e seu suco mostram que ambos são capazes de dilatar as artérias, possibilitando a circulação mais fluída do sangue, sem que se formem coágulos, e impedir que o colesterol se deposite nas paredes das artérias. Não se pode esperarmais de um alimento protetor do coração e do sistema circulatório. O vinho tino também exerce essas mesmas ações devido a conservar parte das substâncias ativas presentes na uva. Mas apresenta incovenientes em relação à uva e seu suco: contém apenas açúcares e vitaminas e uma substância tóxica, o álcool etílico, que necessariamente o organismo precisa eliminar do sangue, queimando-o no fígado.

Trombose: A tendência do sangue a formar coágulos dentro das artérias ou veias pode ser reduzida com o consumo de uva, suco ou uvas passas, Isto é especialmente importante para quem tenha sofrido acidente vascular cerebral, ou esteja em situação de risco. Anemia por falta de ferro: A uva é uma das frutas frescas mais ricas em ferro. A uva passa, como está mais concentrada, é ainda mais rica em ferro, superando a carne de carneiro.

ERVILHA PARA O CORAÇÃO






















As ervilhas, complementadas opcionalmente com milho ou outro cereal, são um elemento ideal para os que sofrem do coração.


Propriedade e indicações: As ervilhas cruas contém 78,98 % de água. Há vários nutrientes que se destacam na ervilha:
- Carboidratos: Contém 9,36%. Quantidade significativa, ainda que inferior à da batata (16,4%0. Em sua maioria são constituídos por amido, com uma pequena proporção de sacarose.
-Proteínas: Com os seus 5,42%, supera a batata (2,07%) e se aproxima de cereais como o arroz (6,61%), ainda que esteja longe de outras leguminosas com o feijão (23,4%). As proteínas da ervilha são bastante completas, ainda que tenham carência relativa do aminoácido essencial metiontina e escesso de lisina. Pelo contrário, os cereais têm metionina de sobra, mas lhes falta lisina. Por isso, a combinação de ervilhas e cereais proporciona todos os aminoácidos necessários para o organismo produzir suas proteínas.
-Vitamina B: 100 gramas de ervilha fornecem 0,266 mg de vitamina B, o que supre 18% das necessidades diárias de um adulto. A ervilha é boa fonte de vitamina B2 e B6, niacina e folatos, todas elas necessárias para o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso.
-Vitamina C: As ervilhas fornecem 40 mg para cada 100 g, quase tanto como o limão (53 mg).
As ervilhas também são boa fonte de ferro (1,47 mg/100 g), magnésio, zinco e fibra, e fornecem quantidades significativas de provitamina A (betacaroteno), e vitamina E. Por tudo isso, são recomendáveis especialmente nos seguintes casos:
-Afecções cardíacas: As ervilhas praticamente carecem de gorduras e sódio, duas substâncias que, em excesso, são inimigas do coração. As ervilhas se ajustam muito bem à dieta dos que sofrem de insuficiência cardíaca, lesões das válvulas, miocardipatias (degeneração do músculo cardíaco) e de angina ou infarto.
-Transtornos do sistema nervoso: As ervilhas são ricas em vitaminas do grupo B e em minerais necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso. São apropriadas em casos de debilidade nervosa, neurastenia, irritabilidade, depressão, insônia e outros transtornos funcionais.
-Gravidez e lactação: Por sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais, as ervilhas são recomendáveis para mulheres grávidas e que amamentam. Também são ricas em folatos, que evitam as malformações do sistema nervoso no feto.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO

. Comer ao menos cinco unidades ou porções de fruta fresca ao dia.
. Comer dois ou três pratos de legumes por semana, no mínimo.
. Reduzir o consumo de sal e açúcar.
. Fazer exercício físico, ao menos durante 40 minutos três vezes por semana.
. Comer pelo menos um prato de salada por dia, temperada com azeite de oliva ou óleo de sementes.
. Comer pão e massa integral, em vez de pão branco e massas refinadas.
. Evitar fumo e café.

A dieta à base de frutas, frutas secas oleaginosas, hortaliças, legumes e cereais integrais, preparados de forma simples, é a que dá melhores resultados na prevenção do infarto. As frutas e verduras devem ser a base de uma dieta saudável para o coração, como comprovam pesquisas realizadas em todo o mundo, especialmente na Universidade Forvie Site, de Cambridge (Inglaterra).

TRATAMENTO PARA ALERGIAS, BROTOEJAS E URTICÁRIAS

Durante o período da crise forte, permaneça com a dieta de 3 em 3 horas.

Frutas - banana prata, mamão, laranja-lima, lima-da-pérsia, água de coco verde.

Chás indicados:
1 colher de flores de rosa-branca
1 colher de camomila
1 colher de tília
3 xícaras de água fervendo

Junte as ervas na água fervendo e quando mornar tome de 3 a 4 copos do chá por dia.

1 colher de poejo
1/2 colher de genciana
1 colher de flores de sabugueiro
Proceda como indicado na receita anterior.

Para uso externo:
1/2 xícara de mamão

Coloque o mamão no liquidificador e vá acrescentando aveia té formar uma massa como pomada. Aplique e cubra a pele para evitar resfriamentos.

1/2 xícara de alface
3 colheres de tanchagem
1/2 xícara de pepino
aveia

Proceda como indicado na receita anterior

Chás para uso externo, para lavra a pele afetada: calêndula, cardo-santo, parietária, alfazema, rosa-branca.

TRATAMENTO PARA COCEIRAS, MICOSES E ECZEMAS

Uso externo:
1 colher de rubim
2 colheres de alecrim
3 colheres de arruda

Bata no liquidificador com aveia até formar uma pasta e aplique, cobrindo com panos de algodão.

3 colheres de erva-de-santa-maria
1 colher de semente de acelga tostada e moída
1 colher de guaçatonga
1 colher de tomilho
3 colheres de óleo de rícino

Proceda como indicado na receita anterior. Essa fórmula é própria para micoses e bicho-geográfico.

3 colheres de arruda
4 colheres de babosa
3 colheres de alecrim
3 colheres de cânfora

Bata no liquidificador com óleo de rícino e aveia, até formar uma pasta como pomada. Aplique a cada 3 horas.

Para coceiras úmidas:
2 colheres de cânfora
2 colheres do pó da casca de carvalho
2 colheres de rubim
3 colheres de arruda

Bata no liquidificador com carvão vegetal em pó, até formar um creme como pomada.

2 colheres de bardana
3 colheres de cavalinha
4 colheres de alecrim

Bata com aveia no liquidificador até formar uma pasta ou rale a bardana e a cavalinha. Use como pomada.