quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Propriedades do Pepino

O pepino é alcalizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante, mineralizante.

O pepino é reconhecido como sendo, o melhor dos diuréticos naturais de que se tem conhecimento. Promove o crescimento do cabelo, em virtude do seu elevado conteúdo em silício e enxofre, mormente quando seu suco é misturado com o de cenoura, alface e espinafre.
O suco de pepino adicionado ao de cenoura tem efeitos benéficos nos estados reumáticos resultantes da retenção excessiva de ácido úrico no organismo. Um pouco de suco de beterraba, acrescentado a essa combinação, acelera o processo geral de cura.
Graças ao seu elevado teor de potássio, o suco de pepino presta valiosos auxílios nos casos de alta ou baixa pressão arterial. É muito útil, também, nas enfermidades dos dentes e das gengivas, tais como a piorréia.
Erupções cutâneas de muitos tipos têm sido beneficiadas pelo suco de pepino tomado em mistura com sucos de cenoura e de alface.
O suco de pepino se usa interiormente nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Esse suco, misturado com mel de abelhas, é excelente para combater as enfermidades da garganta, tais como a afonia, as inflamações, a angina, etc. Toma-se colheradas. Contra as enfermidades da garganta são também benéficas as cataplasmas da polpa do pepino, aplicadas várias vezes ao dia.
A emulsão das sementes, externamente, suaviza a dor das queimaduras, hemorróidas, herpes, abscessos, escoriações e internamente é excelente contra as inflamações do tubo digestivo, bexiga e uretra. O infuso da casca seca é excelente contra as cólicas, o fruto fresco é eficaz contra rachaduras nos lábios ou nos seios, e para conservação da pele do rosto.

0 comentários:

Postar um comentário