quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Propriedades da Romã




















Fruta maravilhosa, decorativa. com sementinhas brilhantes de um vermelho alegre, é muito procurada pelo povo brasileiro. As casquinhas de dentro da fruta são usadas num chá contra diarréia. Alguns socam, trituram essas casquinhas, cobrem-nas com água fria e tomam pela manhã, em jejum, para acabar com vermes intestinais. Outros fazem um chá forte das casquinhas e, enquanto morno, usam-no para gargarejo em caso de amigdalite.

As propriedades medicinais da romã, até há pouco tempo, eram conhecidas apenas pelos interessados em mitologia ou em medicina chinesa antiga. De acordo com o herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade. No Brasil, atualmente, um chá à base de casca de romã está sendo utilizado pelos seguidores da medicina alternativa como antibiótico natural.

A romã, cujas sementes e gosto meio ácido sempre foram apreciados como fruta, vem sendo, agora, considerada também uma moderna fonte medicinal. Cultivada na região do Mediterrâneo, Israel é um de seus grandes produtores, respondendo pela produção anual de três mil toneladas. Atualmente, dois estudiosos israelenses realizam pesquisas sobre tratamentos e produtos derivados da fruta.






Propriedades do Pimentão

O pimentão é um vegetal que se recomenda, não só por sua riqueza em vitamina A e C, mas também por seu conteúdo em cálcio, fósforo e ferro.

Suas variedades mais conhecidas são o verde, o vermelho e o amarelo. O verde, em 100 gramas, possui 2000 U. I. de vitamina A e 126 miligrams de vitamina C. O vermelho é riquíssimo em vitamina A (6500 U. I. em 100 gramas) e vitamina C ( 180 miligrams em 100 gramas). O amarelo é uma das maiores fontes conhecidas de vitamina C (334 miligramas em 100 gramas).
Em combinação com o suco de cenoura, o suco de pimentão é um excelente auxiliar na eliminação das manchas da pele.
O pimentão graças ao seu elevado teor em ácido ascórbico, é muito indicado nos estados de avitaminose C.

Propriedades do Pepino

O pepino é alcalizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante, mineralizante.

O pepino é reconhecido como sendo, o melhor dos diuréticos naturais de que se tem conhecimento. Promove o crescimento do cabelo, em virtude do seu elevado conteúdo em silício e enxofre, mormente quando seu suco é misturado com o de cenoura, alface e espinafre.
O suco de pepino adicionado ao de cenoura tem efeitos benéficos nos estados reumáticos resultantes da retenção excessiva de ácido úrico no organismo. Um pouco de suco de beterraba, acrescentado a essa combinação, acelera o processo geral de cura.
Graças ao seu elevado teor de potássio, o suco de pepino presta valiosos auxílios nos casos de alta ou baixa pressão arterial. É muito útil, também, nas enfermidades dos dentes e das gengivas, tais como a piorréia.
Erupções cutâneas de muitos tipos têm sido beneficiadas pelo suco de pepino tomado em mistura com sucos de cenoura e de alface.
O suco de pepino se usa interiormente nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Esse suco, misturado com mel de abelhas, é excelente para combater as enfermidades da garganta, tais como a afonia, as inflamações, a angina, etc. Toma-se colheradas. Contra as enfermidades da garganta são também benéficas as cataplasmas da polpa do pepino, aplicadas várias vezes ao dia.
A emulsão das sementes, externamente, suaviza a dor das queimaduras, hemorróidas, herpes, abscessos, escoriações e internamente é excelente contra as inflamações do tubo digestivo, bexiga e uretra. O infuso da casca seca é excelente contra as cólicas, o fruto fresco é eficaz contra rachaduras nos lábios ou nos seios, e para conservação da pele do rosto.

Propriedades do Dente de Leão


O dente-de-leão é colagogo, diurético, aperiente, estomacal, depurativo do sangue.

Recomenda-se o uso do dente-de-leão nos casos de hidropsia e hemorróidas.
A raiz e as folhas são diuréticas, perturbações do fígado e da bílis, na diabete, e para depuração do sangue.
Enfermidades hepáticas e intestinais, como também nas consequentes deramtoses, enfermidades do metabolismo, na anemia, nas nevralgias.
O suco do dente-de-leão é um dos mais valiosos tônicos e útil para combater a hiperacidez, pois contribui para normalizar a alcalinidade do organismo. O suco do dente-de-leão, obtido das folhas como das raízes e combinado com suco de cenoura e de folhas de nabo, ajuda a combater doenças da espinha e dos ossos, torna fortes e firmes os dentes, ajudando assim a prevenir a piorréia e a cárie dentária.

Propriedades do Quiabo


O quiabo é uma planta da família das Malváceas, cujos frutos capsulares, cônicos, verdes e peludos, constituem apreciado alimento. O quiabo é emoliente, refresca os instestinos e é laxante.

Nos casos de pneumonia, bronquite, etc, empregam-se cataplasmas de folhas cozidas e recomenda-se o preparo de chá, tanto frio como quente, de flores ou frutos, que se adoça e se toma a gosto. O quiabo é muito indicado para os que sofrem de tuberculose pulmonar, para os quais se usa essa hortaliça em combinação com outros alimentos.

Propriedades da Couve-flor

A couve-flor é um vegetal de fácil digestão, é neutralizante da acidez estomacal e bom construtor dos ossos. É recomendado contra a prisão de ventre.
É um bom mineralizante, fortificantes e oxidante, recomendando-a aos adolescentes, aos fracos e aos que abusaram de alimentos acidógenos.
Além do seu aspecto agradável, a couve-flor possui importante valor nutritivo, contendo cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
Para conservar pelo menos parte das suas vitaminas B e C, cozinha-se da seguinte maneira: Deixar a água entrar em ebulição, introduzir então a couve-flor e tapar a panela. Deixar cozinhar durante 10 minutos. Adicionar um pouco de sal no fim.

Propriedades do Rabanete




O rabanete é aperiente, eupéptico, antiescorbútico, alcalinizante, oxidante, mineralizante, calmante, diurético, tônico para os músculos, dissolvente dos cálculos biliários.

O rabanete deve ser ingerido cru, em excelentes saladas, para o aproveitamento integral dos seus princípios nutritivos e medicinais.
Usado com pouco sal, antes das refeições o rabanete estimula o apetite.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BRÓCOLIS PARA DESCONGESTIONAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO


Descongestiona o sistema circulatório










Todas as hortaliças e verduras, especialmente as da família das crucíferas, fornecem elementos fitoquímicos que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer.
O brócolis destaca-se nesse grupo por ser muito rico em proteínas, em cálcio, provitamina A (beta-caroteno) e vitamina C. Também é rico em potássio, tem baixo teor de sódio e elementos fitoquímicos sulfurados de ação anticancerígena.
Pelo escasso aporte calórico, por carecer praticamente de gorduras e principalmente por sua ótima relação entre os minerais sódio e potássio, o brócolis é o alimento adequado para os que sofrem de insuficiência cardíaca. Favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos, descongestionando o sistema circulatório e o coração.

NOZES PARA REDUZIR O COLESTEROL


Reduzem o nível de colesterol sanguíneo




As nozes constituem um elemento muito recomendável para os que sofrem de cardiopatias(doenças do coração), por três motivos fundamentais:

1. Por sua riqueza em ácidos graxos: esses constituem a fonte primária de energia para as células do coração, diferentemente de outras células, entre elas os neurônios, que utilizam a glicose como combustível principal. Pode-se dizer que o coração funciona à base de ácidos graxos e, por isso, as nozes fornecem abundante energia para o funcionamento do coração.

2. Por seu conteúdo em vitamina B, que apesar de ser moderado é suficiente para contribuir para que todos os músculos, inclusive o cardíaco, funcionem adequadamente.

3. Por reduzir o nível de colesterol sanguíneo, contribuindo assim para que não se depositem nas paredes das artérias, obstruindo-as. Quanto menos colesterol no sangue, menor é o risco de arteriosclerose ( obstrução das artérias) e o sangue circula melhor.
Por essas três razões, as nozes são boas amigas do coração, o seu consumo regular convém a todos aqueles que sofrem de insuficiência cardíaca por qualquer causa, desde angina do peito até risco de infarto. Recomenda-se seu uso, especialmente, a quem tenha sofrido infarto do miocárdioe se encontre em fase de reabilitação. Para que as nozes reduzam o colesterol e não provoquem obesidade, seu consumo deve substituir o de outros alimentos ricos em calorias (margarinas, manteiga, embutidos).

A UVA FAZ BEM PARA O CORAÇÃO


A uva constitui um componente essencial da dieta mediterrânea e até de sua cultura. Recentes descobertas científicas atribuem a boa saúde cardíaca dos habitantes do Mediterrâneo precisamente a algumas das substâncias presentes na uva.






Propriedades e indicações: dois tipos de nutrientes destacam-se na composição da uva: os açúcares e as vitaminas do complexo B, por outro lado, a uva fornece poucas proteínas e gorduras. Ainda que em pequena quantidade, as proteínas (0,67%) contém todos os aminoácidos essenciais. Os minerais estão presentes em quantidades moderadas. Os componentes da uva que merecem menção especial são:

-Açúcares: Uvas de regiões frias costumam ter menos açúcares, enquanto as cultivadas em terrenos cálidos e secos são mais doces.

-Vitaminas: Com 0,11 mg/100g de vitamina B6, a uva é uma das frutas frescas mais ricas nessa vitamina, superada apenas pelas frutas tropicais como o abacate, a banana, a fruta-do-conde, a goiaba ou a manga. As vitaminas B1,B6 e B3 também estão presentes em quantidades superiores à maioria das frutas frescas. Essas vitaminas têm, entre outras, a função de metabolizar os açúcares, facilitando para que as células possam queimá-los quimicamente e aproveitar sua energia. A natureza dá, assim, mais uma mostra de desígnio inteligente, ao proporcionar grande quantidade de açúcares na uva, juntamente com as vitaminas necessárias para seu aproveitamento energético. A uva também contém quantidades bastante significativas de provitamina A, de vitamina C e de vitamina E.

Minerais: O potássio, o cobre o ferro são os minerais mais abundantes na uva, ainda que também contenha cálcio, fósforo e magnésio.

Fibra: A uva contém aproximadamente 1% de fibra vegetal solúvel, quantidade relativamente importante tratando-se de fruta fresca.

Ácidos orgânicos: São os responsáveis pelo sabor ligeiramente ácido da uva. Esses ácidos exercem uma ação paradoxal no sangue, produzindo alcalinização. A alcalinização do sangue e da urina facilita a eliminação dos resíduos metabólicos, que em sua maior parte são de tipo ácido, como o ácido úrico.

As principais indicações da uva são: Afecções cardíacas em geral: A uva é recomendável em tdoas as afecções cardíacas pelos seguintes motivos:
-Aporta energia em forma de açúcar simples, que o músculo cardíaco utiliza para contrair-se. Embora a principal fonte de energia para o coração sejam os ácidos graxos, esse órgão também utiliza a glicose. -A uva é rica em potássio e também contém cálcio e magnésio, minerais intervém nas contrações cardíacas. -A uva não contém sódio nem gordura saturada, os dois principais inimigos do sistema cardiovascular.

Afecções das artérias coronárias: Pesquisas realizadas com a uva e seu suco mostram que ambos são capazes de dilatar as artérias, possibilitando a circulação mais fluída do sangue, sem que se formem coágulos, e impedir que o colesterol se deposite nas paredes das artérias. Não se pode esperarmais de um alimento protetor do coração e do sistema circulatório. O vinho tino também exerce essas mesmas ações devido a conservar parte das substâncias ativas presentes na uva. Mas apresenta incovenientes em relação à uva e seu suco: contém apenas açúcares e vitaminas e uma substância tóxica, o álcool etílico, que necessariamente o organismo precisa eliminar do sangue, queimando-o no fígado.

Trombose: A tendência do sangue a formar coágulos dentro das artérias ou veias pode ser reduzida com o consumo de uva, suco ou uvas passas, Isto é especialmente importante para quem tenha sofrido acidente vascular cerebral, ou esteja em situação de risco. Anemia por falta de ferro: A uva é uma das frutas frescas mais ricas em ferro. A uva passa, como está mais concentrada, é ainda mais rica em ferro, superando a carne de carneiro.

ERVILHA PARA O CORAÇÃO






















As ervilhas, complementadas opcionalmente com milho ou outro cereal, são um elemento ideal para os que sofrem do coração.


Propriedade e indicações: As ervilhas cruas contém 78,98 % de água. Há vários nutrientes que se destacam na ervilha:
- Carboidratos: Contém 9,36%. Quantidade significativa, ainda que inferior à da batata (16,4%0. Em sua maioria são constituídos por amido, com uma pequena proporção de sacarose.
-Proteínas: Com os seus 5,42%, supera a batata (2,07%) e se aproxima de cereais como o arroz (6,61%), ainda que esteja longe de outras leguminosas com o feijão (23,4%). As proteínas da ervilha são bastante completas, ainda que tenham carência relativa do aminoácido essencial metiontina e escesso de lisina. Pelo contrário, os cereais têm metionina de sobra, mas lhes falta lisina. Por isso, a combinação de ervilhas e cereais proporciona todos os aminoácidos necessários para o organismo produzir suas proteínas.
-Vitamina B: 100 gramas de ervilha fornecem 0,266 mg de vitamina B, o que supre 18% das necessidades diárias de um adulto. A ervilha é boa fonte de vitamina B2 e B6, niacina e folatos, todas elas necessárias para o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso.
-Vitamina C: As ervilhas fornecem 40 mg para cada 100 g, quase tanto como o limão (53 mg).
As ervilhas também são boa fonte de ferro (1,47 mg/100 g), magnésio, zinco e fibra, e fornecem quantidades significativas de provitamina A (betacaroteno), e vitamina E. Por tudo isso, são recomendáveis especialmente nos seguintes casos:
-Afecções cardíacas: As ervilhas praticamente carecem de gorduras e sódio, duas substâncias que, em excesso, são inimigas do coração. As ervilhas se ajustam muito bem à dieta dos que sofrem de insuficiência cardíaca, lesões das válvulas, miocardipatias (degeneração do músculo cardíaco) e de angina ou infarto.
-Transtornos do sistema nervoso: As ervilhas são ricas em vitaminas do grupo B e em minerais necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso. São apropriadas em casos de debilidade nervosa, neurastenia, irritabilidade, depressão, insônia e outros transtornos funcionais.
-Gravidez e lactação: Por sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais, as ervilhas são recomendáveis para mulheres grávidas e que amamentam. Também são ricas em folatos, que evitam as malformações do sistema nervoso no feto.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO

. Comer ao menos cinco unidades ou porções de fruta fresca ao dia.
. Comer dois ou três pratos de legumes por semana, no mínimo.
. Reduzir o consumo de sal e açúcar.
. Fazer exercício físico, ao menos durante 40 minutos três vezes por semana.
. Comer pelo menos um prato de salada por dia, temperada com azeite de oliva ou óleo de sementes.
. Comer pão e massa integral, em vez de pão branco e massas refinadas.
. Evitar fumo e café.

A dieta à base de frutas, frutas secas oleaginosas, hortaliças, legumes e cereais integrais, preparados de forma simples, é a que dá melhores resultados na prevenção do infarto. As frutas e verduras devem ser a base de uma dieta saudável para o coração, como comprovam pesquisas realizadas em todo o mundo, especialmente na Universidade Forvie Site, de Cambridge (Inglaterra).

TRATAMENTO PARA ALERGIAS, BROTOEJAS E URTICÁRIAS

Durante o período da crise forte, permaneça com a dieta de 3 em 3 horas.

Frutas - banana prata, mamão, laranja-lima, lima-da-pérsia, água de coco verde.

Chás indicados:
1 colher de flores de rosa-branca
1 colher de camomila
1 colher de tília
3 xícaras de água fervendo

Junte as ervas na água fervendo e quando mornar tome de 3 a 4 copos do chá por dia.

1 colher de poejo
1/2 colher de genciana
1 colher de flores de sabugueiro
Proceda como indicado na receita anterior.

Para uso externo:
1/2 xícara de mamão

Coloque o mamão no liquidificador e vá acrescentando aveia té formar uma massa como pomada. Aplique e cubra a pele para evitar resfriamentos.

1/2 xícara de alface
3 colheres de tanchagem
1/2 xícara de pepino
aveia

Proceda como indicado na receita anterior

Chás para uso externo, para lavra a pele afetada: calêndula, cardo-santo, parietária, alfazema, rosa-branca.

TRATAMENTO PARA COCEIRAS, MICOSES E ECZEMAS

Uso externo:
1 colher de rubim
2 colheres de alecrim
3 colheres de arruda

Bata no liquidificador com aveia até formar uma pasta e aplique, cobrindo com panos de algodão.

3 colheres de erva-de-santa-maria
1 colher de semente de acelga tostada e moída
1 colher de guaçatonga
1 colher de tomilho
3 colheres de óleo de rícino

Proceda como indicado na receita anterior. Essa fórmula é própria para micoses e bicho-geográfico.

3 colheres de arruda
4 colheres de babosa
3 colheres de alecrim
3 colheres de cânfora

Bata no liquidificador com óleo de rícino e aveia, até formar uma pasta como pomada. Aplique a cada 3 horas.

Para coceiras úmidas:
2 colheres de cânfora
2 colheres do pó da casca de carvalho
2 colheres de rubim
3 colheres de arruda

Bata no liquidificador com carvão vegetal em pó, até formar um creme como pomada.

2 colheres de bardana
3 colheres de cavalinha
4 colheres de alecrim

Bata com aveia no liquidificador até formar uma pasta ou rale a bardana e a cavalinha. Use como pomada.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ARTEMÍSIA

Dividida em cerca de 400 espécies, essa erva ajuda no tratamento de cólicas, eliminação de vermes e outras doenças gástricas.

A artemisía é uma erva herbácea da família das compostas com mais ou menos um metro de altura. Com folhas verdes fendidas, tem grande quantidade de flores brancas. Muitas vezes é confundida com a losna, pois tem um leve aroma desta planta. Divide-se em cerca de 400 espécies.
Possui propriedades terapêuticas notáveis, sendo empregada para afecções gástricas, hepáticas, cólicas intestinais, na eliminação de vermes e no combate ao acúmulo de gases no tubo digestivo. É eficaz em caso de menstruação difícil e dolorosa e na ausência de menstruação causada por tensão nervosa. Devido aos seus princípios ativos, seus resultados também são positivos no tratamento da epilepsia, convulsões e histeria. As substâncias do cineol e da tujona(terpenos encontrados em seus óleo essenciais) ainda trabalham diretamente combatendo o processo inflamatório.
Como todas as plantas amargas, a artemísia desenvolve efeito tônico sobre o estômago, aumentando o apetite e estimulando a secreção do suco gástrico. Quando usada internamente provoca a expulsão de parasitas intestinais e tem resultado positivo contra os vermes oxiúros.
A artemísia tonifica o couro cabeludo, quando aplicada na forma de loção. Ela fortalece os folículos pilosos e evitaa queda dos cabelos.

Modo de preparao para uso interno:

Prepare o chá com uma colher de sopa de folhas em um litro de água. Tome duas a quatro xícaras por dia.
Como calmante e para aliviar dores musculares e menstruais, ferva durante dez minutos uma colher de sopa de raízes em 1/2 litro de água. Tome meia xícara (chá), quatro vezes

EUCALIPTO

Natural da Austrália, essa planta pode atingir 100 metros de altura. Suas popriedades são conhecidas por purificar o ar da região onde estiver presente. Seus princípios ativos são: resinas, tanino, ácido gálico e a perfumadíssima essência eucaliptol.



Por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, desinfetantes, torna-se extremamente útil nos tratamentos que exijam banhos de assento, de tronco,locais, etc.

O óleo de eucalipto é curativo nas gripes e resfriados com tosse. Por serem voláteis, suas propriedaes podem atuar nos pulmões, faringe e amígdalas. Para esse fim, recomendam-se umas três gotas do óleo de euclipto em uma colher de mel, aquecido como xarope.

O chá de suas folhas ainda pode ser usado para emplastos, vapores e inalações. O óleo não serve para banhos.

SÁLVIA

Sua ação é tônica, digestiva, diurética, hipoglicemiante, carminativa, anti-sudorífica, estimulante, antiespasmódico, emenagoga, andiarréica, anti-septica, adistrigente, anticaspa, antiqueda, antioxidante, emoliente, aromática.

Princípios ativos: gomas, tanino, ácidos orgânicos, resinas, óleos essenciais, etc. Dizem que desde a antiguidade usavam as folhinhas de sálvia para esfregar nos dentes, mas é como remédio para curar esgotamento nervoso, stress e depressão que a sálvia torna-se preciosa à nossa época.




Pode-se usá-la para banhos tônicos muito indicados nos problemas de paralisia facial.

CARQUEJA

A carqueja é útil em casos de anemia, enfermidades do fígado, icterícia e má digestão. É diurética, depurativa e muito rica em ferro.

A carqueja nasce de forma abundante em todo o interior do sul do Brasil. É muito rica em ferro e estimulante da digestão. É constante nas fórmulas de plantas naturais usadas para regime de emagrecimento e um chá muito indicado para períodos de desintoxicação.
A carqueja é indicada para problemas no fígado e vesícula biliar como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite e má digestão. Purifica e desintoxica o sangue e o fígado. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares. É usada também para gripe, resfriado, diarréia, garganta inflamada e diminui a pressão.

ARRUDA

O chá de arruda é um ótimo calmante, alivia dores de cabeça, combate tosses e coceiras.

A arruda é empregada ainda como emplasto no peito para combater a tosse. É muito usada para combater piolhos e coceiras. Ela é usada para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas e, por isso é indicada no tratamento contra varizes. É usado para restabelecer ou aumentar o fluxo mentrual e para combater os vermes. Como uso tópico, o azeite de arruda, obtido com o cozimento da planta é indicado para aliviar dores reumáticas. Seu aroma forte e característico, é considerado um ótimo repelente. Ela é usada no tratamento da conjuntivite, para esse fim, macerar as folhas, adicionar água fervida e passar nos olhos com um algodão, várias vezes ao dia.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ANGINA NO PEITO

Mal súbito caracterizado por dores violentas na região do tórax, que geralmente ocorrem durante esforços físicos intensos ou no decurso do trabalho digestivo. As pontadas se estendem do peito para o braço esquerdo e costumam desaparecer rapidamente quando o paciente é colocado em repouso. Suas causas mais comuns são: anemia, artritismo, aterosclerose, hipertensão, sífilis e insuficiência de irrigação sanguínea no coração. O paciente deve permanecer em repouso absoluto até que possa ser atendido por um médico especialista. De modo geral, as pessoas que sofrem doenças causadoras da angina do peito devem procurar orientação médica sempre que decidirem praticar atividades que exijam esforço físico acima do comum, devem também evitar alimentos gordurosos e o sedentarismo. É muito importante o controle sobre os níveis de colesterol no sangue e da pressão arterial. Nas refeições do paciente devem estar incluídas no mínimo dois dos seguintes alimentos: lêvedo de cerveja, cebola, alho, acelga, agrião, repolho, couve, salsa, maçã, banana, pêra, mamão e uva.

Tratamentos

Alface - Chá dos talos amassados. Tomar 4 xícaras ao dia.
Couve - Extrair o suco, adicionar mel de abelhas e ferver em fogo brando até adquirir consistência de xarope. Tomar 6 colheres ao dia.
Maçã - Cataplasma local de maçã ralada durante 1 hora, 2 vezes ao dia.
Alecrim - Chá das folhas. Tomar 3 xícaras ao dia.
Cavalinha - Chá das folhas. Tomar 3 xícaras ao dia.
Erva-cidreira e laranjeira - Chá combinado. Tomar 4 xícaras ao dia.

sábado, 24 de outubro de 2009

REPOLHO

O repolho é uma dos vegetais mais antigos usado na alimentação e continua sem um alimento barato e popular. Repolho era conhecido pelos antigos gregos e romanos, tendo importância medicinal. Repolho é uma ótima fonte de vitamina C e contém quantidades significativas de glutamina, um aminoácio que tem propriedades anti-inflamatórias.O repolho protege o fígado, antibiótico e combate a dor muscular.

CENOURA

A cenoura é uma grande fonte de vitamina A. Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.

BERINJELA

A berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.

É um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético. A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

HIPOTENSÃO ARTERIAL

O mesmo que pressão baixa. A pressão arterial numa pessoa saudável varia entre 12 a 14 (máxima) e 6,5 a 9 (mínima), se a pressão sanguínea do paciente estiver abaixo destas medidas, é considerada baixa.
Aproximadamente 25% das pessoas sofrem hipotensão, causada por infecções agudas, insuficiência cardíaca, nutrição deficiente, hemorragia, traumatismos, carência de potássio etc.
Quando a pressão abaixa muito, o paciente apresenta os seguintes sintomas: tontura, debilidade geral, enjôo, sensação de cansaço, sonolência etc. Identifique o agente responsável pela queda da pressão arterial e use alimentos ricos em potássio abundantemente.

Tratamentos

Couve - Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã em jejum.
Tomate - Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Coco - Água de coco. Tomar 250 ml, 3 vezes ao dia.
Canela - Chá da casca. Tomar 4 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.
Mel - Tomar 4 colheres diariamente.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

O mesmo que pressão alta. Instala-se o quadro hipertensivo quando a pressão sanguínea nas artérias ultrapassa suas medidas normais, que são 12 a 14 (máximas) e 6,5 a 9 (mínimas). Essa enfermidade geralmente é associada a pessoas idosas, mas ultimamente tem sido diagnosticada em muitos jovens em consequência dos erros alimentares, do alcoolismo, do tabagismo, obesidade, excessos sexuais, esforços físicos exagerados, falta de repouso, sedentarismo, etc.
Pode ser causada também por intoxicação intestinal, doenças do coração, doenças renais, predisposição herditária, aterosclerose, gota, menopausa e sífilis.
Os principais sintomas são: dor de cabeça, memória fraca, insônia, sensação de fadiga, vertingens, sensação de angústia, falta de apetite, dificuldade em digerir os alimentos, extremidades frias, formigamento nas mãos e pés e, nos casos mais graves, ocorrem hemorragias nasais e até cerebrais, paralisias parciais, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo e uremia.

Tratamentos

Berinjela - Cortar a berinjela em pedaços pequenos e deixá-los de molho durante 4 horas. Tomar 5 xícaras ao dia.
Chuchu - Chá das folhas e brotos. Tomar 5 xícaras ao dia.
Pepino - Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Limão - Suco diluído em água. Tomar 5 vezs ao dia. Não adoçar.
Cabelo de milho, chapéu de couro, cavalinha e quebra pedra - Chá combinado. Tomar 4 xícaras ao dia.
Cidreira, Maracujá - Chá combinado. Tomar 3 xícaras ao dia.
Sete sangrias - Chá usando toda a planta. Tomar 4 xícaras ao dia.

FRIEIRA

Infecção da pele, geralmente entre os dedos dos pés, caracterizada por inchaço, vermelhidão, escamação e coceira da região atingida. Pode ser causada por alergia, bactérias, baixa temperatura ambiente, pó etc. Em algumas pessoas esse mal ataca com demasiada frequência, talvez por causa do ambiente em que vivem, ou por excesso de ácido úrico no organismo. Alguns alimentos, tal como grãos, os ovos e os alimentos cárneos em geral são produtores de ácido úrico, e devem ser evitados se o organismo não consegue eliminá-los. Beba água pura e fresca em abundância e use alimentos depurativos do sangue e alcalinizantes.

Tratamentos

Batata - Cozinhar batatas apenas em água, e lavar as partes afetadas com o caldo do cozimento, 2 vezes ao dia.
Amêndoa - Fricções locais com óleo de amêndoas.
Limão - Lavar as partes afetadas com suco de limão diluído em água.
Maçã - Lavar as partes afetadas com suco de maçã diluído em água.
Carqueja - Chá das folhas. Tomar 3 xícaras ao dia.
Urtiga - Chá das flores. Tomar 4 xícaras ao dia.

ENXAQUECA

Dor de cabeça crônica que se manifesta regularmente uma vez por semana ou a cada 15 dias. Pode ter como causa Alergias, Amigdalite, estresse, erros alimentares, uso de bebidas alcoólicas, disturbios menstruais, etc. Às vezes a enxaqueca vem acompanhada de náusea, mal estar geral, perturbações visuais, zumbido nos ouvidos, dormência nas extremidades e depressão mental. Evite alimentos gordurosos e gelados. Suspenda o uso de bebidas alcoólicas. Para combater o estresse e o sedentarismo, causadores de enxaqueca, faça caminhadas matinais ao ar livre e outros exercícios físicos moderados, tendo o cuidado de conferir periodicamente a pressão arterial. Adote alimentação natural composta de legumes e vegetais crus e frutas frescas da época.

Tratamentos

Abacate - Compressa na fronte com chá das folhas do abacateiro.
Laranja - Tomar 250 ml de suco de laranja puro, morno. Acrescentar 10 gotas de própolis.
Lima - Compressa na fronte de folhas de limeira bem amassadas.
Alfazema - Chá das folhas. Tomar 5 xícaras ao dia.
Erva-cidreira - Chá das folhas e raízes. Tomar 5 xícaras ao dia, adoçado com mel de abelhas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

COLECISTITE

Inflamação da vesícula biliar. A vesícula biliar é um pequeno reservatório que ficalogo abaixo do fígado e serve para armazenar a bile - líquido amarelo-esverdeado segregado pelo fígado que auxilia no processo digestivo e intestinal. No adulto normal, o fígado chega a produzir 850 ml de bile por dia, que fica armazenada na vesícula. A inflamação pode ser causada por outros focos infecciosos, tais como amigdalite, cálculos biliares, cirrose hepática ou por hepatite. O paciente sente intensa dor no lado direito do ventre, que estende-se até à região do estômago, acompanhada de febre, náusea, vômitos e aceleração dos batimentos cardíacos.

Tratamentos

Acelga - Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã, em jejum.
Agrião - Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã, em jejum.
Rabanete - Incluir na alimentação salada crua de rabanete.
Limão - Tomar 1 xícara de água com limão de manhã em jejum. Durante o dia, tomar mais 4 xícaras.
Maçã - Suco natura. tomar 250 ml, 4 vezes ao dia.
Quebra pedra - Chá das folhas e raízes. Tomar 4 xícaras ao dia.

DOR CIÁTICA

Dor aguda que surge de forma repentina e geralmente desaparece algum tempo depois espontaneamente. Manifesta-se na região lombar, ou na parte posterior de uma ou de ambas as pernas, descendo em direção à panturrilha (barriga da perna) e tem como causa alguma inflamação na coluna vertebral, nos quadris ou na pelve, nas mulheres aparece mais frequentemente durante a gravidez. A obesidade, o sedentarismo e os vícios de postura também favorecem o surgimento de inflamações na coluna vertebral.

Tratamentos

Couve - Cozinhar as folhas inteiras em vapor e aplicar cataplasma local com as folhas quentes por 20 minutos.
Feijão - Triturar os grãos até obter uma farinha, adicionar um pouco de água e aplicar cataplasma quente local por 20 minutos.
Repolho - Amassar as folhas, aquecer, e aplicar cataplasma local por 20 minutos.
Salsa - Chá das folhas e sementes. Tomar 4 xícaras ao dia.
Abacate - Compressa quente local, com o chá das folhas do abacateiro por 20 minutos.
Artemísia - Cozinhar as folhas em vapor e aplicar cataplasma quente localmente por 20 minutos.
Eucalipto - Cozinhar as folhas em vapor e aplicar cataplasma quente localmente por 20 minutos.
Girassol - Torrar as sementes e moer ate obter a farinha. Adicionar água e cozinhar. Aplicar cataplasma quente local por 20 minutos.

APENDICITE

Inflamação do apêndice, causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou até mesmo por focos infecciosos. O paciente sente dor súbita no ventre, abaixo do umbigo, acompanhada de sensação de mal-estar, náusea, vômitos e falta de apetite. Esses sintomas podem ser acompanhados de febre ou não, e precisam ser bem observados, pois as dores abdominais, por exemplo, podem ter como causa o acúmulo de gases ou de matéria sólida em determinada parte do abdome - nesses casos, desaparecem com a evacuação. Na fase aguda da inflamação, as dores tornam-se cada vez mais intensas e constantes, podendo haver alívio repentino depois de um período de dor, que deve ser considerado como sinal de perigo: este alívio pode significar a perfuração do órgão. É muito importante procurar socorro médico imediatamente. Na maioria das vezes, a solução para o problema consiste em extirpação cirúrgica do apêndice. Porém a inflamação pode ser combatida se identificada a tempo.

Tratamentos

Agrião - Suco diluído em água. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Tomate, Cenoura e Beterraba - Suco combinado. Tomar 250 ml, 4 vezes ao dia.
Banana, Maçã, Mamão, Limão e Pêra.
Alfavaca e Urtiga - Chá combinado. Tomar 2 xícaras ao dia.
Cavalinha - Chá das folhas. Tomar 5 xícaras ao dia.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

NEVRALGIA

Dor aguda num nervo e em suas ramificações causada por focos purulentos, carência de vitaminas B1 e B12, deficiências alimentares, pressão exercida sobre o nervo, gravidez e infecções diversas. Gripe, inflamações dentárias, inflamações na coluna vertebral, malária, sífilis, sinusite, tensão visual, tumor etc. A nevralgia pode ser facial, do nervo ciático e intercostal.
Nevralgia facial: Ocorre no nervo trigêmeo e pode afetar suas três ramificações, a saber, oftálmico, maxiliar superior e maxilar inferior. A dor pode manifestar-se na testa, no globo ocular, nos dentes inferiores. Geralmente atinge um lado do rosto, com dores extremamente fortes.
Nevralgia do nervo ciático: Costuma aparecer repentinamente na parte de trás de umadas pernas, da nádega até o calcanhar. A qualquer movimento do membro atingido aumenta a dor, que torna-se mais forte à noite. Geralmente está associada a gravidez ou à presença de tumor no útero.
Nevralgia intercostal: Ocorre no tórax, no trajeto do nervo entre duas costelas, normalmente em consequência de uma gripe forte ou de inflamações na pleura. A região atingida deve ser protegida contra choques, frio ou umidade com uma flanela aquecida.

Tratamentos

Batata - Compressas quentes de batat crua ralada na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutso, até aliviar a dor.
Repolho - Compressas quentes de folhas de repolho cruas e trituradas, na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.
Abacate - Compressas quentes com o chá das folhas do abacateiro na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.
Camomila - Comressas quentes de chá na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.
Linhaça - Compressas locais com óleo de linhaça aquecido. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

MANCHAS NA PELE

Manchas na pele, principalmente no rosto, podem ser causadas por erros alimentares (excessos, alimentos gordurosos, combinações alimentares impróprias), sífilis e, às vezes, surgem também durante a gravidez.
Se as manchas são causadas por erros alimentares, para combatê-las será necessário adotar uma dieta mais natural, composta de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais. Use alimentos depurativos do sangue e beba água pura e fresca em abundância.

Tratamentos

Cenoura - Suco puro. Tomar 250 ml, 30 minutos antes do almoço.
Fazer compressa com cenouras cruas raladas, com duração de 30 minutos.
Pepino - Fazer compressa da polpa ralada 1 vez por dia, com duração de 20 minutos.
Abacate - Fricções locais com polpa de abacate maduro. Deixe agir por 10 minutos, em seguida lave a região em água fria.
Mamão - Fricções locais com polpa de mamão maduro. Deixe agir por 20 minutos, emseguida lave a região em água fria.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MÁ DIGESTÃO

Distúrbio digestivo que se manifesta através de digestão lenta e difícil, sensação de peso no estômago, prisão de ventre seguida de diarréia, arrotos, vômito, azia, dor estomacal e evacuação de substâncias não digeridas.
Geralmente esse distúrbio é causado por erros alimentares, tais como a ingestão de líquidos junto às refeições, alimentação excessiva e uso exagerado de temperos irritantes. Outras causas são: alcoolismo, mastigação deficiente. Identifique a causa do mal e promova sua remoção para que o problema seja corrigido.
De modo geral, evite a ingestão de alimentos muito pesados, principalmente à noite, pois sua digestão é mais demorada. Evite também alimentos gordurosos, refrigerantes, balas e chocolates.
A ingestão de água e suco de frutas acompanhando alimentos sólidos dificultam a digestão. Por isso, somente devem ser ingeridos até 1 hora antes das refeições ou após 2 horas.

Tratamentos

Alface - Chá das folhas e talos. Tomar 5 xícaras ao dia.
Abacate - Chá das folhas do abacateiro. Tomar 4 xícaras ao dia.
Goiaba - Chá das folhas da goiabeira. Tomar 3 xícaras ao dia.
Camomila - Chá das folhas e flores. Tomar 4 xícaras ao dia.
Carqueja - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.


CONJUNTIVITE

A conjuntivite é, como o próprio nome indica, uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar seqüelas. É normalmente bastante contagiosa.

CAUSAS

Quando a conjuntivite aparece depois do contato com um agente químico, ela é chamada de conjuntivite irritativa. Já aquele tipo causado por pó ou perfume recebe o nome de alérgica. As duas variações da doença provocam principalmente vermelhidão e coceira, e não são transmitidas por contato. Ela pode ser ainda viral ou bacteriana, em geral mais graves e podendo ser transmitidas por contato. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.

A contaminação do olho com bactérias ou vírus, se dá por transmissão dos mesmos pelas mãos (por manipulação do olho), por toalhas, cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos) ou uso prolongado de lentes de contato.

Os irritantes causadores de conjuntivite podem ser a poluição do ar, fumaça (cigarro), sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, etc.

Alguns indivíduos apresentam conjuntivite alérgica (sazonal), devido à alergia, principalmente a pólen e perfumes em spray.

SINTOMAS

Caracteriza-se por uma hiperémia dos vasos sanguíneos da conjuntiva, prurido, sensação de desconforto e por vezes dor

Os principais sintomas da conjuntivite são:

Olhos vermelhos e lacrimejantes
Pálpebras inchadas
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos
Secreção

Para prevenir o contágio tome as seguintes precauções:

Evitar aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes
Lavar com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos patogênicos
Não coçar os olhos
Aumentar a freqüência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos
Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise
Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza

Tratamento

Lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.

Alface - Chá dos talos. Lavar os olhos com o chá morno.
Cenoura - Suco puro. Lavar os olhos e fazer compressa com o suco morno.
Arruda - Macerar as folhas e deixá-las de molho durante 4 horas. Lavar os olhos com a água de arruda.
Camomila - Chá das folhas. Lavar os olhos com o chá morno.

domingo, 13 de setembro de 2009

CÓLICA RENAL

É uma dor aguda, intensa, oscilante (vai e vem) proveniente do aparelho urinário superior (rim). É uma das dores mais atrozes da medicina e geralmente causada por pedras (cálculos) no rim ou no ureter. A pedra causa obstrução da urina que vem do rim, dilatando-o. Essa dilatação renal é a fonte da dor. Existem outras causas de cólica renal, como coágulos, ligadura cirúrgica do ureter ou mesmo compressões extrínsecas do ureter por tumores.

É uma das urgências urológicas mais frequentes, atingindo homens e mulheres na proporção três para um respectivamente.

A dor lombar é o sintoma principal, forte, em cólica com irradiação anterior para o abdômen e para baixo em direção ao testículo no homem ou para os grandes lábios na mulher. Se a obstrução for mais baixa em direção à bexiga pode haver dor abdominal e sintomas urinários (micções freqüentes, ardência para urinar).

Não há posição do corpo relacionada com a dor nem posição que a alivie. Geralmente o paciente está agitado. Náuseas e vômitos freqüentemente acompanham o quadro.

As queixas e sinais acima descritos junto com a percussão dolorosa do rim fazem suspeitar fortemente de cólica renal. A percussão renal é feita batendo-se com o punho fechado sobre as costas do paciente onde se localiza o rim.

Um exame físico completo é necessário a fim de se descartar outras patologias.

O exame qualitativo de urina (comum de urina) geralmente apresenta sangramento microscópico (hematúria microscópica), principalmente se houver pedra.

Exames de imagem são freqüentemente solicitados. Dentre eles, os mais comuns são as radiografias simples de abdômen , a urografia venosa (radiografia dos rins com a utilização de contrastes venosos) e a ecografia abdominal total. Em casos de mais difícil diagnóstico, a tomografia computadorizada (85% de sensibilidade), a ressonância nuclear magnética devem ser solicitadas.A ureteroscopia é um método cada vez mais frequente principalmente por permitir tratamento concomitante.

Geralmente o diagnóstico é obtido sem maiores dificuldades. Entretanto, algumas situações podem confundir o dignóstico principalmente quando há náuseas e vômitos: apendicite, constipação, colecistite, diverticulite, gastrites agudas, pancreatite, aneurisma e dissecção da aorta, tumores, etc.

Tratamentos

Abóbora - Purê de abóbora cozida apenas na água, sem sal. Incluir no almoço durante 20 dias.

Berinjela - Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã em jejum.

Abacate - Chá das folhas do abacateiro. Tomar 4 xícaras ao dia.

Alfavaca - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.

Bardana - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.

Quebra-pedra - Chá das folhas e raízes. Tomar 4 xícaras ao dia.



CÓLICA MENSTRUAL

Durante o ciclo menstrual, as mulheres podem apresentar distúrbios que interferem em sua qualidade de vida. Um deles é a tensão pré-menstrual (TPM), ou desordem disfórica pré-menstrual, que ocorre antes da menstruação e caracteriza-se por sintomas físicos (retenção de líquidos, aumento das mamas que ficam doloridas, dor de cabeça) e sintomas psicológicos, tais como irritabilidade, agressividade, nervosismo, vontade de chorar por qualquer motivo, depressão. Embora o nome tensão pré-menstrual tenha surgido na década de 1930, esse distúrbio foi descrito por Hipócrates, séculos antes de Cristo. O outro é a cólica menstrual, ou dismenorréia, um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento da vida e que pode variar de intensidade. Em alguns casos, a dor e o mal-estar são suportáveis, mas noutros os sintomas são tão intensos e persistentes que impedem o exercício de atividades normais.

Tratamentos

Cenoura - Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Tomate - Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.
Manga - Chá das folhas da mangueira. Tomar 4 xícaras ao dia, adoçado com mel.
Alecrim - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.
Alfavaca - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.
Boldo - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.
Camomila - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.

CÓLICA INTESTINAL

Dores de forte intensidade, as cólicas intestinais acontecem na região abdominal e são acompanhadas principalmente por diarréias e espasmos intensos, como se algo estivesse “se torcendo” dentro do abdome. É no intestino delgado que os alimentos são selecionados para absorção. O que não é aproveitado é empurrado na direção do intestino grosso, através do movimento peristáltico, involuntário e progressivo, próprio dos órgãos ocos que, por meio dessas contrações coordenadas e sucessivas, empurra o bolo alimentar para a frente. No intestino grosso se processa especialmente a absorção da água. A velocidade com que isso ocorre depende do tipo de alimentação. Alguns alimentos aceleram o processo e lesam a mucosa, causando diarréia. Outros retardam o trânsito dos alimentos. Comer em excesso pode alterar essas contrações (peristaltismo), que perdem a regularidade e se tornam espasmódicas, causando as cólicas intestinais. Nos recém-nascidos, é completamente normal que aconteçam cólicas intestinais como conseqüência da imaturidade do controle intestinal e do desconforto causado pela não eliminação dos gases produzidos pela fermentação do leite ingerido. Esses gases acabam presos no intestino, causando distensão e dor – a cólica. Começa por volta da segunda semana de vida e desaparece por volta do terceiro mês. O fator emocional, tanto em adultos como em bebês, é importantíssimo. Nos recém-nascidos, quanto mais importância os pais dão à cólica, mais inseguros e angustiados ficam os bebês e mais forte e presente a cólica se torna. Nos adultos, há casos de crises de cólicas intestinais desencadeadas por situações de estresse, angústia e ansiedade. O tratamento inclui o uso de medicamentos como os antiespasmódicos, para relaxar a musculatura lisa da parede do intestino, regularizando as contrações espasmódicas. Se o seu intestino não funciona bem, não veja isso como algo natural. Se as fezes apresentam sangue ou muco, não perca tempo. Procure o mais rápido possível atendimento médico.


Tratamentos


Alface - Chá das folhas e talos . Tomar 5 xícaras ao dia.

Pepino - Chá da casca. Tomar 4 xícaras ao dia.

Rabanete - Suco diluído em água. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.

Rábano - Suco diluído em água. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia.

Maçã - Suco puro. Tomar 250 ml de manhã em jejum.

Erva-doce - Chá das folhas. Tomar 4 xícaras ao dia.

Losna - Chá das folhas. Tomar 3 xícaras ao dia.




CÓLICA HEPÁTICA

Dor forte na região ventral.


Tratamentos


Agrião - Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manhã em jejum.

Berinjela - Suco diluído em água. Tomar 250 ml 4 vezes ao dia.

Cenoura - Suco puro. Tomar 250 ml 30 minutos antes do almoço

Limão - Suco diluído em água. Tomar 250 ml, 3 vezes ao dia. Não adoçar.

Mamão - Mastigar 6 sementes após o almoço.

Erva-Cidreira - Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

POEJO


Medicinal

O poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico. Isso devido seu óleo essencial e taninos, além da carvona, pulegona e mentol. Contra tosse, bronquite, insônia, acidez estomacal, arrotos, febre e gases. Eficaz também para transtornos menstruais , crises nervosas e reumatismo. As pessoas que sofrem de hipocloridria podem se beneficiar com o uso do chá de poejo misturado com algumas gotas de suco de limão. Alivia inflamação e fermentação intestinal, enjôos, azia.É um excelente coadjuvante para estados gripais.Um escalda pés de poejo também é excelente para alívio da gripe e resfriados.A ingestão da planta também é indicada no combate a vermes intestinais.

  • Infuso: 5 gramas da erva em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia, após as refeições.


Cosmética O poejo presta-se a um delicioso banho estimulante. Ferva 100 gs de folha em 2 litros de água por 10 minutos. Coe e dissolva 2 colheres de sal grosso. Acrescente à água da banheira.





Utilização

  • Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris
  • Uso culinário: Tempera saladas de frutas e verduras, aromatiza sucos e drinques.Chás refrescantes de verão e também usado nos molhos de mentas para acompanhar carnes de carneiro e ovelha.
  • Uso mágico: Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva de paz, e plantado perto da casa acaba com as brigas. Traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção.




ERVA CIDREIRA


















A erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma espécie de planta perene da família da menta (Lamiaceae), nativa do sudeste da Europa e região mediterrânea. A erva-cidreira cresce até 70-150 cm de altura e suas folhas têm um aroma leve de limão, relacionado à menta. No final do Verão aparecem flores brancas cheias de néctar, as quais atraem abelhas. Isso deu o nome do gênero da erva-cidreira: Melissa, que significa abelha em grego. O sabor da erva-cidreira vem dos terpenos. A erva-cidreira tem uso medicinal e em bebidas e comidas. As folhas da erva-cidreira esmagadas, quando esfregadas na pele, são usadas como repelente de mosquitos. Erva-cidreira também tem uso medicinal em chás ou na forma de extrato. Acredita-se que a erva-cidreira tenha propriedades antibacterianas e antivirais. Ela também é usada como agente calmante e sedativo leve.

Um estudo encontrou resultados preliminares indicando que erva-cidreira poderia reduzir o estresse. Já as propriedades antibacterianas da erva-cidreira foram demonstradas cientificamente, embora sejam menos potentes que várias outras plantas. O óleo essencial da erva-cidreira é bastante popular na aromaterapia.

DICAS DE SAÚDE


  • Leite materno como hidratante para os mamilos: Você sabia que lavar os mamilos com sabonete pode ressecá-los ainda mais, provocando mais rachaduras?
  • Centelha Asiática para combater a celulite: Ela reorganiza as fibras de colágeno que é o responsável pela firmeza da pele
  • Impotência e fumo: Os homens que fumam bastante possuem mais chances de desenvolver a impotência
  • Goiaba uma boa fonte de vitamina C: Você sabia que a goiaba contém mais vitamina C do que o limão?
  • Mamão uma delícia cheia de benefícios: É indicada para quem possui estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer
  • De olho no melanoma (câncer de pele): O sol é o inimigo número um da doença, principalmente, entre as pessoas de pele mais clara
  • Comer para ficar inteligente: Que tal uma barrinha de cereais antes da prova?
  • Antidepressivo natural: A erva de São João é um conhecido antidepressivo natural, auxiliando no tratamento de distúrbios do sono e até insônia
  • Esporte contra a depressão: Confira porque a prática de esportes é uma boa saída para quem sofre de depressão
  • Vegetais no controle da pressão alta: Uma dieta rica em verduras e frutas ajuda a controlar a hipertensão arterial


  • quarta-feira, 9 de setembro de 2009

    MAIS SOBRE OS BENEFICIOS DA SEMENTE DE LINHAÇA

    SEMENTE DE LINHAÇA

    É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

    Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

    Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

    Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

    -- Rejuvenescedor
    --
    Baixa de peso

    -- Auxilia no combate a anemia
    -- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
    -- Auxiliar no combate à acne.
    -- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
    -- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
    -- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
    O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
    Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
    -- Vitalidade Física
    -- Sistema Digestivo
    -- Sistema Nervoso
    -- Doenças Inflamatórias
    --Retenção de Líquidos
    -- Sistema Imunológico
    -- Sistema Cardiovascular
    -- Funcionamento Intestinal
    -- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
    -- Para combater a agressividade e a obesidade
    --
    Condições da Pele e do Cabelo

    Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

    Valor calórico 43 Kcal
    Carboidratos 1 g
    Proteínas 2 g
    Gorduras totais 3 g
    Gorduras Saturadas 0 g
    Gorduras Trans 0 g
    Fibra alimentar 3 g
    Ômega-3 58%
    Ômega-6 16 %
    Sódio 7,8 mg

    Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

    A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
    As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

    Vitalidade Física:
    Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
    A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

    Baixa de Peso:
    A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida .
    Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

    Combate ao Cancer:
    de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
    A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
    A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

    Condições da Pele e do Cabelo:
    Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
    Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
    É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.

    Sistema Digestivo:

    Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
    Lubrifica e regenera a flora intestinal .
    Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
    Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

    Sistema Nervoso:
    É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
    Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
    (esquizofrenia).
    A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
    (reanimações naturais) .

    Doenças Inflamatórias:
    O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
    Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

    Retenção de Líquidos:
    O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
    inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

    Sistema Imunológico:
    A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
    A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.


    Sistema Cardiovascular:

    É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
    É excelente para regular o colesterol ruim .
    O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
    Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
    O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
    Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

    Funcionamento Intestinal:
    Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
    Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...

    Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
    Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

    Para combater a agressividade e a obesidade:
    duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.
    1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água
    Modo de preparo:
    Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

    Modo de Usar na maioria dos casos:

    Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas
    .