quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CAMOMILA















É de conhecimento geral que a camomila é calmante, digestiva, antiinflamatória e antiespasmódica. Esta poderosa flor, tão conhecida como um saboroso chá, pode também ser utilizada em fitoterápicos e produtos manipulados, afirma a farmacêutica Vanessa Paiva Vaz Netto, da farmácia de manipulação Bluepharma, de Porto Alegre.

"A Camomila é um excelente produto fitoterápico, tanto de uso interno quanto externo", enfatiza Vanessa. Além disso, ressalta a especialista, "é uma flor de atividade multifuncional, com muitos benefícios à saúde e à beleza, podendo ser aplicada de diferentes formas". Ela explica que o uso tópico [direto na pele] da camomila "é indicado em hemorróidas, mastites, úlceras na perna, estomatites, gengivites, vulvovaginites, eczemas e outras dermatites, como a de fraldas. Já a infusão aquosa das flores ou do próprio óleo essencial é empregada em pomadas e cremes e utilizadas para promover a cicatrização da pele, no alívio da inflamação causada pela crise alérgica."

Devido a tantas qualidades, a camomila continua sendo objeto de estudo. "A camomila tem sido bastante pesquisada devido à sua multifuncionalidade e, principalmente, pela quantidade de princípios ativos e de derivados presentes neste fitoterápico", conclui Vanessa.Princípios ativos da camomila· Polissacarídeos com propriedades imunoestimulantes;· Flavonóides de ação bacteriostática e tricomonicidas;· Apigenina que apresenta propriedades ansiolíticas, sedativas e calmantes. Além de demonstrar efeito antiespasmódico;· Sesquiterpenos: alpha bisabolol e azulenos, dentre outros, apresentando efeito antiinflamatório e espasmolítico;· Taninos: digestivo e antiinflamatório (forma complexo Tanino-Proteína sobre a pele ou mucosa danificada;· Contém vitamina C, mucilagens, ácido salicílico, colina e ácidos graxos. Quando se aplica topicamente, favorece a atividade de outros componentes tais como flavonóides, taninos e compostos fenólicos captadores de radicais livres.

0 comentários:

Postar um comentário